Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Saramago

por Ana, em 18.12.14

Nunca pensei vir a dizer isto, mas aqui vai: gosto de José Saramago. Anteriormente referi aqui que tinha de ler a sua obra "Memorial do Convento" no âmbito da disciplina de Português e que o achava louco por não utilizar certos sinais de pontuação, nomeadamente no que toca aos diálogos, etc.

Na realidade a sua leitura não é propriamente fácil, mas aí está o desafio para os leitores. Ao longo da análise do Memorial nas aulas, fui aprendendo imensa coisa que me fascinou e até me deu uma enorme vontade de ler outras das suas obras. A história do Memorial é espetacular e realmente cativou-me. Por outro lado, o que me cativou mais em Saramago foi o facto de ser um homem muito avançado para a época em que viveu, e para além disso eu chego a pensar muito como ele. Tal como ele não consigo acreditar em Deus nem na religião em geral, detesto touradas, vejo que os nossos políticos só pensam neles mesmos, entre outros. É um homem que escrevia o que lhe ia na cabeça e pouco se importava com o que os outros diziam. Era um génio, e não foi à toa que ganhou o Prémio Nobel da Literatura. Ele faz realmente falta neste mundo, e eu, tarde, mas mais vale tarde do que nunca, vou começar a ler alguns dos livros que deixou escritos, um deles já está debaixo da minha árvore de natal e é o último publicado, "Alabardas".

"Eu acredito no respeito pelas crenças de todas as pessoas, mas gostaria que as crenças de todas as pessoas fossem capazes de respeitar as crenças de todas as pessoas."

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

De filipa. a 18.12.2014 às 20:51

já comecei a ler dois livros dele e não passei das 30/50 paginas...e um desses livros foi o memorial. jurei para nunca mais pegar num livro dele, e eu ate gosto bue de ler. lembro-me q no 12º andei na net à caça de resumos e apontamentos do memorial para fazer o teste e depois o exame. :p
beijo.

De Ana CB a 26.12.2014 às 13:05

Saramago é óptimo, embora tenha algumas obras mais difíceis de ler do que o Memorial. Também gostei imenso do "As intermitências da morte", um livro pequeno que se lê de um fôlego e que é absolutamente delicioso. Boas leituras :)

De Francisca a 26.12.2014 às 13:30

Ele é o melhor!

De Khaleesi a 26.12.2014 às 15:05

Saramago é/foi um génio!

Comentar post