Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Esclareçam-me

por Ana, em 23.06.14

Parece que ninguém consegue explicar-me um assunto sobre os exames, por isso se alguém aqui da blogosfera entender do assunto, por favor digam algo. O caso é que eu em princípio vou realizar a 2ª fase do exame de Geografia para melhorar a nota, e pretendo para o ano utilizar essa prova como prova de ingresso para a faculdade. Eu ouvi dizer que quando se vai à 2ª fase de um exame no 12º ano e depois utiliza-se esse exame como prova de ingresso que depois não se entra na 1ª fase da faculdade, só na 2ª (desculpem se não estou a utilizar os melhores termos, mas como devem de entender eu nunca frequentei a universidade, logo não sei). A questão é, isso acontece no 11º ano também? Se eu for à 2ª fase do exame de Geografia e utilizá-la como prova de ingresso só entro na 2ª fase na universidade ou isso é só nos exames do 12º ano que se usam como prova de ingresso? Espero ter sido explícita. Se souberem de algo, partilhem sff.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:45


11 comentários

De Silver a 24.06.2014 às 13:05

Não há problema :) Eu o ano passado tive as mesmas dúvidas, e sinceramente eles não as sabem explicar muito bem.
É assim:

- Fazes um exame na 1ªfase e tens uma nota x
- Fazes um exame na 2ªfase e tens uma nota y

- Na 1ªfase só podes mesmo concorrer com a nota x, independentemente de teres feito outro exame na 2ªfase, esse fica em "standby" para o poderes usar na 2ª e 3ªfase.
- Na 2ªfase já podes usar esse exame y (e se precisares de 2 provas de ingresso, podes usar um exame da 1ªfase e outro da 2ª, mas só agora).

Ou seja, na 1ªfase só podes mesmo usar exames feitos na 1ªfase, independentemente de terem sido feitos no 11º ou 12º, indo à 2ªfase, podes tirar uma melhor classificação, mas só podes usar essa classificação desse exame da 2ªfase na 2ª fase :)
Eu acho que vale sempre a pena ir à 2ªfase, porque por vezes são mais fáceis, a única coisa que perdes são 10€, mas seguramente esses 10€ terão retorno :)

Comentar post